O novo Bobby Vilas Boas "descobriu" recentemente o que torna o diamante tão irresistível para Jesus. E não foi um gosto adquirido mas antes uma imposição de uma equipa impossibilitada de dar golpes de asa – Maicon e Rolando? (se não tivermos penalties salvadores inequívocos para os da Cedofeita sempre duvidosos para o Benfica, vamos ver….) e um Rodríguez (lesionado recorrente) - no 4x3x3 de que tanto gosta.
O cãozinho amestrado de Mestre Pinto "procurou" o ábaco, fez contas à vida e descobriu que tinha mais gente válida para o miolo do que para a côdea. Vai daí, cortou fatiado, fininho, nas suas opções e pôs os homens que tinha à disposição nos seus devidos lugares - passou a jogar num 4x4x2 losango como o do rival de Lisboa. Idêntico na forma, semelhante no conteúdo. À ESQUERDA VOLVER Porque são os jogadores que fazem o jogo, a diferença nos losangos está neles. Se um Fernando e Javi García ocupam espaços semelhantes, se o recuperado Varela é um poço de força como o é Carlos Martins, e se Belluschi é um artista como Aimar, Gaitán e Ruben Micael são o oposto um do outro. O argentino é um extremo/avançado encaixado no meio--campo, um puro sangue selvagem com liberdade total para investir; o português é um médio que tanto pode jogar a trinco como a 8 de forma competente e solidária. O primeiro, desequilibra; o segundo, equilibra.
Mas Vilas Boas ainda assim pôde recorrer ao convalescente Rodríguez, menino querido dos portistas e ódio de estimação dos benfiquistas - e aí, sim, pouco diferenciaria o losango do meio-campo azul-e-branco do encarnado. TRÊS, A CONTA QUE JESUS FEZ? Jesus levou a melhor na época passada. Nesta, aguardamos. Que é como quem diz, o losango chegou para o 4x3x3 - no primeiro, 1-0, na Luz, na 14.a jornada. No segundo, 3-0, na final da Taça da Liga, no Algarve. Agora, à terceira, foi diferente. Forçosamente. Porque os sistemas tácticos se assemelham e porque há regressos, lesões e ausências no Campeão. Vamos por partes. Em nenhum dos encontros anteriores o Benfica apresentou os jogadores mais influentes E se a vida ainda vai bem na Luz, corre assim-assim no FC Porto. Vamos ver se não tenho razão. Os da Cedofeita avançaram. Ou melhor demos avanço. Mas, vamos poder medir a resistência do seu diamante em bruto frente ao bruto do diamante encarnado.