Quem leu o meu Post que se segue, escrito há poucos dias, pode ter achado tratar-se de uma simples brincadeira. Depois de ler a entrevista de César Peixoto hoje em A Bola, se dúvidas existissem, estarão dissipadas. Não, apesar de gostar de tratar estas "coisas sérias" com o humor que merecem, tratava-se de uma imagem bem real: Recordo o Post:
"António Salvador e Pinto da Costa num agradável lanche na cidade do Porto, FC Porto A (o das antas) e FC Porto B (o de Braga) numa confeitaria de um hotel no porto falaram sobre jogadores...apenas? Claro que não, como esticar a corda ao limite brincando com o nome do Sport Lisboa e Benfica terá sido outro excelente tema de conversa...
Curiosa e agradável conversa terá sido. Provavelmente terá passado por algo no seguinte contexto, Pinto da Costa para António Salvador, "Vê lá se consegues o Urreta que depois tratamos de compensar o Braga, e mete esse César Peixoto de castigo, então esse gajo teve a lata de dizer que não quer ir para o Sporting? O nosso leal e subserviente clube de Lisboa? Isso é uma afronta?"
E assim com um chazinho de camomila e uns biscoitos lá seguiu o lanche entre os dois...
Ó homem, tire as bolotas da boca e diga algo perceptível e com senso. É com esta gente que o Benfica tem de negociar...? "
Eis o que César Peixoto diz em alguns excertos na edição de hoje d´ A Bola
A Bola: "O presidente do Sp. Braga António Salvador, parecia, a determinada altura, não querer deixar que o negócio se concretizasse. Como analisa essa questão?"
César Peixoto: É um pouco estranho. Surgiu o interesse do benfica e eu quis a todo o custo vir para cá, um clube enorme e que gostava de representar. À partida fizeram a venda do passe, acordaram tudo com o Benfica e comigo, e falharam com a palavra eisso foi um pouco...
A palavra vale mais que mil assinaturas e foi um pouco complicado, porque na situação em que eu estava, e com a proposta do Benfica, as coisas eram muito boas para mim e para o Sp. Braga. Quando as pessoas aceitam as coisas e depois falham é feio e custou-me muito, pois não dependia só de mim para finalizar o acordo. Foram dias muito complicados"
A Bola: "A relação entre o Sp. Braga e o FC Porto condicionou o negócio ou considera que não teve qualquer influência nas complicações que surgiram? Foi apenas intransigência do presidente do Sp. Braga?"
César Peixoto: "Sinceramente, considero um pouco estranho o facto de as pessoas terem acordado as coisas e no dia seguinte mudarem radicalmente de opinião. Mudaram o acordo...(...) As pessoas do Benfica foram sempre transparentes com o Sp. Braga..."
Não podia deixar de obsevar o que César Peixoto afirma quando confrontado com o interesse do Sporting...
Trata-se de um bom banho de humildade às ósgas subservientes às Antas Mondongueiras com dôr de cotovelo por o Bolhão não ser Cosmopolita como o Chiado.
"Recusei o Sporting porque queria o Benfica"
A Bola: O que o fez escolher o Benfica?
César Peixoto: ..."Eu queria mesmo vir era para o Benfica, pelo projecto, peo treinador e o próprio Clube, O BENFICA...É O MAIOR CLUBE PORTUGUÊS! Só isto chegava..."