BENFICA POWER
Connosco quem quiser, contra nós quem puder. É necessário estar atento a tudo o que circunda o Benfica com o objectivo de o debilitar. Serve este espaço para que a verdade desportiva possa prevalecer, alertando, demonstrando e denunciando tudo e todos
11 de Julho de 2009

Aos 18 anos, o nosso ainda junior Roderick Miranda é uma das grandes apostas da nossa Formação e assinou agora o seu primeiro contracto profissional, válido por 5 épocas.

 

Roderick Miranda

 

 

Não o comparemos a ninguém, deixem-no ser apenas o Roderick. E temos ali Central! Elemento chave tanto na Equipa de JOão Alves como na Slecção Nacional fará amanhã dupla com Miguel Victor no Jogo com o Sion FC. É um orgulho enorme irmos ver na zona central dois frutos na nossa formação.

 

Não terá sido um acaso o facto de ter integrado, por isso, o estágio do plantel sénior em Genebra, na Suíça, onde tem trabalhado às ordens de Jorge Jesus.

 

Nascido a 30 de Março de 1991, Roderick Jefferson Gonçalves Miranda já trouxe o futebol na sua corrente sanguínea. Isto porque Ademir, pai do jogador, é detentor de uma apreciável carreira, que inclui passagens pelo Estrela da Amadora e pelo futebol francês. Talvez influenciado pelo percurso do pai, também o irmão mais velho de Dick ensaiou uma carreira profissional no desporto-rei, embora com menores resultados: passou apenas por clubes de pequenas dimensões antes de uma lesão complicada lhe terminar, prematuramente, a carreira.

Assim, cabia ao pequeno Dick manter a honra familiar. E, até agora, o jovem não vai defraudando as expectativas que nele se depositavam.

A carreira de Roderick principiou no Odivelas, clube da sua zona de residência. Segundo conta Ademir, a história do ingresso de Dick no seu primeiro clube é "engraçada". "O Roderick pediu para entrar, com sete anos, para o Odivelas. Eu fui levá-lo pessoalmente ao treino. Chegado lá, ele começou o treino e, em vez de olhar para a bola, ficou a olhar para os trevos que crescem no pelado! (risos) E de cada vez que a bola ia para ele, ele corria de forma engraçada, sem perceber o jogo", conta. Ademir convenceu-se, logo ali, de que "aquele não ia ser ‘jogador da bola'".

No entanto, Roderick viria a provar ao pai o quão errado este estava. Apenas um ano depois da primeira experiência "falhada", o jovem volta ao Odivelas para nova captação. Desta vez, foi a mãe que o levou. Ademir conta que "assim que o treinador do Odivelas o viu tocar na bola - tinha havido uma evolução tremenda entre os sete e os oito anos - perguntou-lhe: ‘quem é o teu pai?' E ele respondeu: ‘o meu pai é o Ademir'. ‘Então tu também vais ser jogador', disse-lhe o treinador". E foi assim que Roderick ingressou na equipa sub-10 do Odivelas.

No Odivelas, Roderick passou apenas uma época. De facto, o jovem foi descoberto pelo carismático Nené quando disputava um jogo com o Futebol Benfica. Ademir conta-nos mais uma ocorrência engraçada ligada a esse jogo. "O Nené já tinha referências, sabia que o Roderick era um jogador referenciado pelos olheiros do Benfica. Nesse dia, aproveitou o facto de o Odivelas ir jogar contra o ‘Fofó', porque mora naquela zona. Quando lá chegou, cumprimentei-o, porque também o conheço. Como jogador de futebol, conhece-se toda a gente! Ficámos a conversar, e eu perguntei-lhe o que ele tinha ido lá fazer. Ele disse ‘vim cá ver um jogador com o nome de Roderick. Imaginas quem pôs o nome a este miúdo!? Deve ser estrangeiro, ou alguma coisa!' Então eu disse-lhe, a sorrir: ‘é meu filho, bolas!' (risos) O Nené abraçou-me, segurou na minha mão e disse ‘tu tens um acordo comigo, mas vais-me dar a tua palavra de honra de que o Roderick vai para o Benfica, porque o Sporting também anda atrás dele'. Eu respondi ‘se tu queres que ele vá para o Benfica, ele irá'. E assim aconteceu", relembra.

No entanto, a transferência do jovem defensor para o Benfica foi tudo menos pacífica. A "fábrica" de Alcochete movia ao jovem perseguição apertada, e foi preciso ao Benfica incluir "algo mais" na transferência para assegurar os préstimos de Roderick. "O Benfica teve que oferecer alguma coisa que é da praxe nestes escalões, mas a verdade é que o Nené conseguiu levar o Dick para o Benfica", explica o pai do jogador. Hoje, Dick "está feliz, nós também estamos felizes, ele tem vindo a evoluir, e já há muito tempo que esperava que ele desse o salto que deu este ano", refere Ademir Miranda.

No Benfica, Roderick fez todos os escalões a partir de Escolas, conquistando vários títulos de campeão e participando em torneios conceituados como o da Pontinha e o de Ponte Frielas. Mas a conquista mais importante terá sido a do ano passado, quando Roderick foi campeão nacional de Juvenis, sob o comando de João Couto. Isto porque, como refere Ademir, "o mais importante não é andar no 'liceu'. É andar na 'faculdade'. Parece-me que ele já está a entrar na faculdade. Agora vamos ver se ele consegue 'tirar o curso superior'", brinca o ex-jogador.

No entanto, não devem ser esquecidos os títulos conquistados ao nível de Escolas e Infantis, este sob o comando de Bastos Lopes. Só entre os Iniciados e os Juvenis é que Roderick enfrentou uma "travessia no deserto", terminada o ano passado com a obtenção do referido campeonato.

Quanto a este ano, Ademir perspectiva que há trabalho a fazer. "O Benfica é o Benfica, e no Benfica tem que se trabalhar para se ser campeão", refere o brasileiro. "Numa equipa como o Benfica, pensarmos que as camadas jovens não podem ser campeãs, é trágico", conclui.

No que toca às condições e pessoas do Sport Lisboa e Benfica, Ademir declara-se satisfeito. "Agora, com a nova estrutura do Seixal, há muito mais condições para valorizar, trabalhar, e dinamizar os jogadores", elogia. "O Benfica atravessou uma época - e o meu filho pagou caro com isso - em que não sabiam onde treinar, qual era o balneário, qual o campo em que jogavam...foram três anos horrorosos para o meu filho, que infelizmente esteve no meio dessa confusão geral. Agora não, agora há mais estabilidade, as coisas estão mais bem localizadas", conclui.

 

Nome: Roderick Jefferson Gonçalves Miranda.
Data de Nascimento: 30/03/1991.
Altura: 1,92m.
Peso: 90kg.

 

publicado por Carlos às 18:27 link do post

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
19
20
21
22
23
26
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
É verdade nao deixemos o slb a ser consumido com ...
Pelo factos dados como provados? Dados Como prova...
Amigo que a liga condenou um inocente e os factos ...
Boas.Não querem trocar de links entre os nosso blo...
Gostei muito
Achei engraçado um pormenor aqui no blog ... ainda...
Olá.Visitei o seu blog e achei-o bastante interess...
filhos da puta dos portistas, metem nojo!
E o pior de tudo é que isto PRESENTEMENTE se está ...
blogs SAPO