Dados da Delloitte Football Money League 2009
Receitas de direitos televisivos de alguns dos mais importantes Clubes Europeus...
Eis porque após as eleições do Benfica se abriu a luta pelos direitos televisivos do nosso Clube.
8,5...!?
Tendo em conta que nos Rankings de audiências de TV nos resultados do Top 20 do ultimo ano, o futebol alcança a maioria, sendo o Benfica o produto multimédia mais desejado face aos 14 milhões de adeptos espalhados pelo mundo.
É por este motivo que se move uma guerra tácita pelo controlo dos direitos televisivos do Sport Lisboa e Benfica
Sabendo nós que os direitos dos jogos do Benfica valem muito mais do que os 8,5 milhões de euros/ano que o clube recebe. O Benfica e a Selecção são hoje os únicos produtos que por si só garantem liderança nas audiências. Era importante que os contratos fossem ajustados à nova realidade, mas o Benfica ou renegoceia ou respeita o contrato até ao fim e só nessa altura tomará opções.
Entretanto, é bom lembrar que em em Portugal e desde 29 de Abril, 29 localidades e muitas mais freguesias passaram já a poder visualizar a Televisão Digital Terrestre (TDT), o que corresponde aproximadamente a 40% da população portuguesa. Lembrar ainda que o concurso ao controlo de um canal generalista em sinal aberto e ao controlo de vários canais em sinal fechado culminou em Março na exclusão das candidaturas da Telecinco e da Zon por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - ao concurso para o quinto canal em sinal aberto, por não reunirem "os requisitos legais e regulamentares para admissão a concurso." Neste momento, só depois de ter a garantia que a decisão da ERC se confirma, o governo decidirá se lança um novo concurso ou se define uma nova utilização para o espectro reservado ao quinto canal. No meio deste emaranhado legal e de direccionamento de mercado, surge ainda o facto de ter sido assumido que o resultado do concurso para o quinto canal diminuirá o interesse dos portugueses em aderir à Televisão Digital Terrestre (TDT).
Enfim, apesar deste habitual contorcionismo tipicamente português, acredita-se que a TDT possa ser o grande negócio da próxima década, prevendo-se que possa alcançar valores de mercado muito superiores por exemplo aos alcançados pelo mercado das telecomunicações móveis, na casa dos milhares de milhões de euros.
Se por um lado, temos neste momento já muito à nossa frente países que correspondem a potências futebolísticas na Europa: Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, não deixa de ser curioso que porventura este limbo onde o meio TDT/Quinto Canal ainda se movimentam poderá ainda acabar por ser benéfico ao Benfica.
E o motivo é simples, dá tempo ao Benfica de poder aguardar o tempo legal para poder negociar livremente. Em Portugal, Joaquim Oliveira é actualmente o detentor dos direitos televisivos do Benfica até 2012/2013, sendo accionista da Portugal Telecom, Zon Multimédia e grande accionista da Sporttv (Canal de sinal fechado dedicado ao desporto).Neste meio intrincado surgiu a favor do Sport Lisboa e Benfica a Opa de Joe Berardo ao Benfica e o seu interesse em ser accionista estratégico da SAD.
Porque foi beneféfica, ou acabou por o ser? Muito simples, foi o primeiro alerta para a importância dos direitos televisivos, tendo-se referido explicitamente a esta temática. Recorde-se que Joe Berardo é accionista estratégico das 3 principais empresas de multimédia de Portugal, Portugal Telecom, Zon Multimédia e Sonae.com, tendo um interesse natural no futuro mercado da Televisão Digital Terrestre e principais produtos multimédia, cujo arranque representa um factor de inovação no meio audiovisual português e que, acima de tudo, vai permitir uma comunicação mais fluida com todo o universo de adeptos benfiquistas, bem como e acima de tudo, a maximização e defesa da marca Benfica.
Neste meio, surge a nossa Benfica TV e seus direitos televisivos. Lembro que são activos fundamentais do Benfica. Não podem nem devem ser desvalorizados por ninguém. A questão é muito simples, ou o valor é conforme todo o poder que o Benfica tem nas audiências ou a própria Benfica TV através de Pay per View poderá negociar e bem o real valor da imagem do Sport Lisboa e Benfica.
Ao contrário do sucedido num passado, ainda bem presente na memória de todos, devemos ser intransigentes na defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica.
Foi perceptível na altura que os valores estavam muito sub-valorizados, mas não tínhamos muito poder negocial na altura. São exemplos desse passado recente os contractos longos com a Olivedesportos, Adidas, a empresa que gere o merchandising, Loja do Benfica e os namings das bancadas.
Recordar-se-ão que renovámos em 2002/03 porque tínhamos com eles uma divida avultada do famoso contrato rasgado... e que convertemos em “receita”, renovando ate 2013 (10 anos).
Ou seja, financeiramente, foi uma mancha, como Manuel Vilarinho assumiu no dia que assinou. Do ponto de vista de necessidade no imediato para o clube foi à data um fundamental comprimido de nitroglicerina. Permitiu um encaixe de tesouraria relampago e a forma de tirarmos o Benfica da barra dos tribunais. Onde e de acordo com os nossos advogados, as hipóteses de ganharmos eram pouco mais que nulas.
A actual direcção do Benfica, começou já como é sabido a definir as plataformas distribuidoras do Canal Benfica. LFV no seu mandato até 2012, ano em que termina o contrato actual dos direitos televisivos do Sport Lisboa e Benfica, terá perante si, a responsabilidade e o poder de gerir a Marca Benfica e finalmente de forma livre negociar dentro do que a marca de facto vale os direitos de transmissão do nosso Sport Lisboa e Benfica.
O certo é que em 2013 é que a coisa será completamente diferente. Em suma, vamos ter que esperar para ver o real poder da nossa marca... ate 2013
Recordo o alerta de Joe Berado:
“Os direitos televisivos representam 50 por cento das receitas dos clubes europeus mas no Benfica significam apenas cinco por cento. O Joaquim Oliveira tem um contrato e, para o bem ou para o mal, deve ser respeitado até ao fim. Mas o Benfica tem de pôr condições”
Uma dessas condições como é lógico é algo dificil de digerir, como podem os contratos do (fc) porto e Sporting ter do mesmo valor de uma Marca chamada Benfica? É surreal! É urgente acabar com o monopólio da Olivedesportos de Joaquim Oliveira nos direitos televisivos dos jogos da Liga.
Eis porque disse, poder acabar por ser benéfica ao Benfica a confusão onde a TDT e o meio da TV Generalista além de outras plataformas estão metidas.
Direitos de imagem? Direitos Televisivos do SLB? BENFICA POWER irá prevalecer!