BENFICA POWER
Connosco quem quiser, contra nós quem puder. É necessário estar atento a tudo o que circunda o Benfica com o objectivo de o debilitar. Serve este espaço para que a verdade desportiva possa prevalecer, alertando, demonstrando e denunciando tudo e todos
12 de Fevereiro de 2009

 

 

A consequência de  25 anos de  resultados desportivos próprios e alheios viciados do clube que se sabe,  leva-nos à conclusão que  alguma aridez do Benfica na conquista de títulos nacionais permita que se procure  em vários órgãos de comunicação social "rescrever" a história do futebol, procurando apagar os feitos únicos alcançados pelo Benfica. Amanhã sairá um novo alerta sobre este tema no Jornal "O Benfica". A esse alerta respondo igualmente, JAMAIS permitiremos mentiras...

 

Este assunto vem a propósito de ter surgido no passado domingo, 1 de Fevereiro, no jornal "Público” uma página dedicada aos grandes Clubes que dominaram o futebol europeu nas últimas décadas. 

 
Depois de bem lido, concluímos tratar-se de um texto bem “arquitectado” sob o absurdo, a invenção e a mentira. O espanto não é grande,  pois há muito que nos habituámos a verificar que a qualidade e o tratamento de assuntos de desporto nesse diário da Sonae.
 
O tema da responsabilidade dos Jornalistas Filipe Escobar de Lima e de Bruno Prata contém avaliações muito discutíveis, mas como podem ler sobre o objectivo deste Blog, não tocam o Benfica, como tal, quem de direito se quiser que se pronuncie. Eis um exemplo de falta de rigor, habitual direi e que no entanto não é exclusiva deste Jornal, vejamos;  – continua a confundir-se “equipa” com “clube”. O Real Madrid ou o Benfica não são uma “equipa”, são clubes. E é como clubes que “formam equipas” – a equipa do Benfica, do Real Madrid, etc. Uma “equipa” de futebol são os onze jogadores mais aqueles – por expulsões ou lesões - que estiverem num dado momento em campo!
 
 
Vá lá, um pouco mais de rigor nessa escrita…  
 
Eis uma daquelas perguntas que adorava ver respondidas... Mas porquê tudo isto, se os dados históricos estão à disposição de todos?
 
 
Em frente, vejamos o que os “peritos” de futebol do Jornal “Público” se foram lembrar
 
Os Jornalistasdo  Jornal Público” decidiram produzir. Nada mais que uma classificação dos melhores CLUBES (não equipas) europeus, dividindo-os por décadas, dando-lhes o título de “equipas imortais”. Até aí, por mim pacífico, vale a opinião de cada um. Tal como agora me lembrei, porque não posso considerar o grande Oriental como o Clube (não equipa) da década de 40? Claro que posso, é a minha opinião, ora essa. Bem se me pedirem factos, aí é que estamos mal.
 
Seguindo, e deixando de lado, divagações, opiniões, que por isso mesmo acabam por ser legítimas. Quando passamos a factos, aí não há margem para dúvidas. No entanto, quando vejo que se pegam nesses factos e os mudam no espaço/tempo, temos que pensar existir por aqui algo de tendencioso, má fé ou pura ignorância. 
 
 
Escolher o Real Madrid como “Clube Imortal” da década de 60, aí sim, já é connosco.
 
Eis uma tirada do Jornalista Bruno Prata e que será reproduzida amanhã no nosso Jornal.  É fantástica, um monumento ao actual jornalismo dito futebolístico em Portugal:
 
Mas seria a década de 60 a consagrar uma das maiores equipas de sempre do futebol europeu, arrecadou as cinco primeiras edições da Taça dos Campeões percurso interrompido pelo Benfica de Eusébio, que venceu a prova nos dois anos seguintes
 
 
Bom, voltando à brilhante prosa.  As cinco taças dos Clubes Campeões Europeus foram ganhas pelo Real Madrid na Década de 50!!!
 
Ok, ok, um minuto, eu repito, O Real Madrid, ganhou 5 taças dos Clubes Campeões Europeus nos anos 50…Got it?
 
Empurrar o Clube Madrileno para a década de sessenta? Para quê? Para tirar o Benfica do 1º lugar? Falta de rigor, incompetência, má fé ou ignorância? Apesar de tudo preferia concluir ser ignorância.
 
Afirmar que “seria a década de 60 a consagrar uma das maiores equipas de sempre do futebol europeu: o Real Madrid” é deliberadamente enganar os leitores que possam não conhecer a História do Futebol.
 
 
Aqui estão segundo o Jornalista Bruno Prata os 5  títulos consecutivos ganhos pelo Real Madrid na década de “60”:
 
Época 55/56 (V 4-3, Stade de Reims, Estádio Parque dos Príncipes (Paris) França),
Época 56/57 (V 2-0, AC Fiorentina, Estádio Santiago Bernabéu (Madrid) Espanha),
Época 57/58 (V 3-2, AC Milan, Estádio Heysel (Bruxelas) Bélgica),
Época 58/59 (V 2-0, Stade de Reims, Estádio Neckar (Estugarda) Alemanha) e
Época 59/60 (FK Eintracht Frankfurt , Estádio Hampden (Glasgow) Escócia)
 
 
Inanarrável, as épocas de 1955/56 a 1959/60, por artes mágicas foram passadas para a década de sessenta?
 
A referência do futebol europeu nos anos 60 é o Benfica, não é o Real Madrid como é óbvio. Facto, não opinião. Basta consultar, os dados históricos, enciclopédias, arquivos e quicá até o Bord'Água terá essa informação.
 
Só não o é para o jornal da Sonae. Que felizmente conta pouco, muito pouco, cada vez menos, por notória falta de rigor e facciosismo a favor do (FC) Porto.
 
Porque quando o critério é o rigor e a verdade é o Benfica o clube apontado como exemplo da qualidade do futebol praticado durante uma década.
 
O Benfica foi o emblema que jogou mais encontros nas competições europeias (64 jogos), com dez presenças em dez épocas. Na principal competição organizada pela UEFA, a Taça dos Clubes Campeões
Europeus (TCCE) em nove presenças efectuou 60 jogos, o clube com mais jogos, vitórias (34) e golos marcados (149). Se compararmos o Benfica com o Real Madrid, mesmo com menos uma presença,
pois o clube madrileno foi totalista em presenças (10), obtivemos mais dois jogos, mais uma vitória, mais quatro empates, menos três derrotas e mais sete golos marcados. Valor só possível, em competições a eliminar, através de triunfos sucessivos nas várias eliminatórias.Valores que ilustram, na perfeição, o domínio ímpar do Benfica no futebol europeu.
 
Facto, ou Opinião? Decidam-se ok?
 
publicado por Carlos às 22:35 link do post
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
22
24
NOTÍCIAS
Page Counter & TV

Hit Counters




pesquisar neste blog
 
últ. comentários
É verdade nao deixemos o slb a ser consumido com ...
Pelo factos dados como provados? Dados Como prova...
Amigo que a liga condenou um inocente e os factos ...
Boas.Não querem trocar de links entre os nosso blo...
Gostei muito
Achei engraçado um pormenor aqui no blog ... ainda...
Olá.Visitei o seu blog e achei-o bastante interess...
filhos da puta dos portistas, metem nojo!
E o pior de tudo é que isto PRESENTEMENTE se está ...
blogs SAPO